Antes de chegar em Madison-WI, desconhecia os costumes e também a maneira como as pessoas lidavam com um frio tão intenso. Quando morei em Coimbra, Portugal, tive que lidar com a temperatura de -1ºC do inverno comprando aquecedores portáteis e me vestindo com várias camadas de roupas. Apesar do frio ser intenso ele era suportável, uma vez que ainda conseguia caminhar os 20 minutos até subir as escadas monumentais e chegar ao departamento de matemática da Universidade de Coimbra. A pior parte era o banho, mesmo com o aquecedor portátil ligado era impossível não tremer de frio.
Tendo vivido essa experiência em Coimbra, pensava que em Madison a hora do banho seria pior. Afinal, num frio cuja temperatura chega facilmente a -20ºC é difícil manter a água no estado líquido sem qualquer sistema de aquecimento. Basta ver como ficam as superfícies dos grandes lagos norte americanos quando a temperatura chega a esse ponto, completamente congeladas. As pessoas usam os lagos como pistas de patinação e alguns até aproveitam para fazer um pequeno furo na superfície e pescar no meio deles.
Ao chegar em Madison tive uma grande surpresa, todos os locais possuem um sistema de aquecimento que mantém a temperatura próxima de 20ºC e a maior parte deles possui um hall de entrada com duas portas bem vedadas, ele impede que o ar frio entre em maior proporção no ambiente. Assim, as pessoas se agasalham bem somente para se locomover de um lugar para o outro ficando a maior parte do tempo com roupas de frio mais leves ou até mesmo de calor.
Sendo assim, continuo a tomar meus dois banhos por dia sem tremer de frio, pois quando estou em casa geralmente uso roupas leves por estar em uma temperatura próxima dos 20ºC. O sistema de aquecimento consiste de uma tubulação fixa ao rodapé da casa, protegida por um suporte medindo cerca de 18cm de altura por 6cm de largura. Controla-se a temperatura por um termostato na parede da sala, e as janelas e portas são bem vedadas, evitando convecção.
No exterior dos ambientes a preocupação com o frio é grande, as pessoas vestem casacos pesados, gorros, luvas, protetores de orelhas, botas e a famosa "segunda pele". Sem esses pertences é impossível ficar muito tempo na rua. Mesmo muito bem agasalhado ainda estou me adaptando, sinto um incômodo muito grande ao me locomover entre um ambiente e outro, sendo que a maior parte das vezes faço isso em passos largos.
No comments:
Post a Comment