Nesse tópico, comentarei resumidamente sobre o formulário DS-2019 que é o primeiro documento necessário para prosseguir com o pedido de visto na categoria J1 (estudante de intercâmbio).
"The Form DS-2019 or "Certificate of Eligibility for Exchange Visitor (J-1) Status" is the basic document used in the administration of the exchange visitor program." [http://j1visa.state.gov/participants/how-to-apply/about-ds-2019/]
Ao ter o pedido de bolsa aprovado, o primeiro passo é entrar em contato com o orientador no exterior e pedir o formulário DS-2019. Porém, para que a universidade de destino lhe envie o DS-2019, você deverá enviar alguns documentos.
Checklist dos documentos que devem ser submetidos para universidade de destino para que tenha acesso ao DS-2019 (baseado no modelo da Universidade de Wisconsin - Madison):
(1) - Formulário de requerimento da universidade de destino com os dados do candidato e do orientador no exterior preenchidos corretamente.
(2) - Cópia da carta convite oficial do departamento da universidade de destino que irá lhe receber. Esse documento deve conter o período de estudo e a carta do auxílio financeiro que receberá da agência de fomento do seu país.
(3) - Comprovante de proficiência em inglês (TOEFL: 525/ IELTS: 6)
[https://www.ets.org/toefl/ibt ou https://www.ielts.org/] Caso não possua esse pré-requisito a universidade permite que você seja avaliado por meio de entrevista pessoal ou vídeo-conferência.
(4) - Cópia do Currículo Vitae (CV).
(5) - Carta da agência de fomento do seu país de origem com todo auxílio financeiro detalhado.
Após submeter esses documentos, a Universidade lhe retornará por carta e e-mail o formulário DS-2019 acompanhado pelo número de identificação SEVIS para pagamento da taxa do SEVIS I-901 e, posteriormente, marcar a entrevista no consulado do país de destino para obtenção do visto J-1.
Algumas instituições de destino exigem que você esteja coberto pelo seguro de saúde oferecido pela própria universidade durante o intercâmbio, dessa forma, também receberá informações quanto as taxas cobradas pela cobertura.
Na próxima postagem, comentarei sobre o formulário I-901 e pagamento da taxa SEVIS.